POR QUE A BOLSA SOBE MESMO NA PANDEMIA?

aÇÕES

POR QUE A BOLSA SOBE MESMO NA PANDEMIA?

Meus caros, essa pergunta nos fazem bastante e a resposta pra simplificar é:

Porque a bolsa não tem nada a ver com a pandemia!

Primeiro você tem que entender o que é o mercado financeiro, não adianta sair concluindo sem o mínimo de estudo e análise.

Amigos, o mercado financeiro é um grande ambiente de trocas, dentro dele existem as bolsas de valores. que são instituições que prestam o serviço de mesa de negociação entre pessoas que possuem reservas financeiras e pessoas que necessitam de recursos.

Nesse ambiente de bolsa entre muitas coisas, trocam-se ações. De uma pessoa para outra.

Esse papeis representam contratos de propriedade de empresas. Voce compra e vende um pequeno pedaço da empresa e vira um dos sócios.

Pra ficar mais fácil e próximo do cotidiano de cada um eu sempre uso essa lógica (funcionou pra mim lá no começo): - Em vez de toda vez que voce quiser virar sócio de uma grande empresa voce ser obrigado a ter que ir no cartório modificar o contrato da empresa - inventaram esse instrumento que facilita a distribuição de riqueza.

VOCE COMPRA UM ACAO!

Com isso na cabeça eu quero que voce entenda que os preços das ações hoje são um reflexo da saúde da empresa, da contabilidade, dos contratos que ela possui, dos custos, dos lucros e mais uma componente que ninguém sabe ao certo que é a expectativa.

Quando a Pandemia foi anunciada, houve uma grande incerteza - ninguém sabia o que estava acontecendo e nem até onde esse vírus poderia ir. Podíamos realmente estar diante de um apocalipse real, iguais aos de filme.

Diante disso duas coisas aconteceram com enorme força nas bolsas de todo mundo: muita gente vendeu o que tinha pra ficar com o dinheiro na mão (algo mais tangível e com valor de uso no curto prazo) ou para comprar ativos mais garantidos e seguros. Além disso muita gente ficou com medo de verdade e acabaram vendendo tudo para se posicionar depois. Porque com o futuro incerto como saber quais empresas vão quebrar, quais vão existir, se é que alguma empresa ou país vai realmente vencer esse vírus desconhecido?

Essa pressão gigante nas vendas gerou as quedas nas bolsas pelo mundo afora que todos vimos.

Apenas com o tempo e a analise mais concreta da situação é que as coisas começaram a ficar mais esclarecidas.

Hoje, apesar das mortes trágicas pelo vírus, a situação das empresas que estão na bolsa se mostrou estável e contornável, aliado a isso a vacinação indica que cedo ou tarde a pandemia vai passar e a expectativa (olha ela ai de novo) é de retomada das margens, dos lucros e do crescimento das empresas.

CLARO QUE EXISTEM OUTROS FATORES PRA LEVAR EM CONTA - mas estes fatores não vem ao caso aqui.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos.

Não é que a bolsa e o mercado financeiro não ligam para as vidas tragicamente perdidas na pandemia. Esse é um pensamento até infantil financeiramente falando. A resposta é que a bolsa é outra coisa, ela representa o crescimento, saúde financeira e a expectativa para com as empresas que nela estão listadas. Estas instituições têm fundamentos puramente técnicos.

Agora, se crescimento de empresas, novas tecnologias, novas soluções para nossos problemas, soluções para deixar a vida humana mais fácil, liberdade para poder ter acesso a mais bens é bom ou ruim para um país - essa é uma outra discussão.

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo