SHORTS! O que são Ações ON e PN?

aÇÕES

SHORTS! O que são Ações ON e PN?

As ações ordinárias são um tipo de ação que confere ao acionista o direito de voto em Assembleias de Acionistas, podendo, dessa forma, participar das decisões tomadas nessas assembleias, como por exemplo, a eleição de membros da diretoria e do Conselho Fiscal da Companhia, decisões sobre a destinação dos lucros ou qualquer outro tema destas reuniões. Cada ação ordinária equivale a um voto e é representada pelo número 3 após as quatro letras do código do ativo, por exemplo, PETR3 - ação ordinária da Petrobrás!

Já as preferenciais são um tipo de ação que garante ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos, e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Pegou? Preferenciais - preferencia!

Elas também, em geral, pagam mais dividendos que as ações ordinárias. Essa ação não dá direito ao voto, claro, você ganha de um lado, perde de outro. Elas são representadas pelo número 4 após as quatro letras do código do ativo. Em geral, são as ações mais negociadas e, portanto, de maior liquidez. Por exemplo: PETR4 - Ação Preferencial da Petrobrás!

Fácil né, mas atenção: Cuidado com ações com outros códigos diferentes do 3 ou do 4.

O código 11 representa as ações UNITs ou fundos de ETF. Ações UNITs são um combo de preferenciais e ordinárias. Você pode, por exemplo, estar levando 1 ordinária e 4\preferenciais, como é o caso da CPLE11 - pacote UNIT de ações da empresa COPEL Energia. Isso não é uma regra e as proporções variam conforme a empresa e também caso ela decida ter UNITs ou não - isso não é obrigatório.

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo