A verdade sobre Renda Fixa e Renda Variável

RENDA FIXA

A verdade sobre Renda Fixa e Renda Variável

No vídeo de hoje eu gostaria de te mostrar uma perspectiva diferente para dois conceitos muito comuns no mercado financeiro.

A Renda Fixa e a Renda Variável!

Renda Fixa e Renda Variável são dois conceitos básicos que todo mundo tem que saber antes de começar a investir. Eu quero tentar trazer pra ti uma perspectiva diferente, já que... já existe uma tonelada de vídeos que falam do assunto.

Então me deixa primeiro resumir o que você vai ver aqui nesse vídeo:

1. Primeiro: o conceito geral, esse que é... comumente abordado no mercado.

2. Depois, o que que é renda fixa de verdade.

3. e por ultimo, mas não menos importante, o que é renda variável de verdade.

1 - Renda Fixa e Renda Variável: O que todo mundo chama de Renda Fixa nada mais é do que um investimento.... uma aplicação financeira, cujos retornos são fixos. Ou seja, você ja sabe qual a taxa ou qual a regra vai ser utilizada para calcular o retorno sobre o investimento... antes mesmo de você fazer o investimento.

Na categoria das Rendas Fixas temos: CDBs, títulos públicos, LCIs, poupança e outros produtos em que você já sabe a regra de remuneração. O gatilho esta aqui - Voce sabe a regra de remuneração!

Já a Renda Variável pertence a seita secreta de investimentos cujos retornos você não sabe. Eles são um segredo! Não existe uma regra conhecida para calcular o rendimento. Esses retornos podem variar.... o que incrivelmente da origem ao nome Renda Variável. Mas as diferenças destes dois tipos de investimento não param por ai.

Na RENDA VARIÁVEL a DESTINAÇÃO dos recursos é diferente também. E esse ponto leva a gente ao segundo tópico deste vídeo.

2 - O que é de verdade a renda fixa?

O investimento em renda fixa pode ser considerado mais seguro e possuir mais estabilidade porque o objeto dele é fundamentalmente diferente ao da Renda Variável.

ME ACOMPANHA AQUI: um investimento em renda fixa é uma dívida, a empresa ou instituição está literalmente pedindo dinheiro emprestado pra você... pra que ela, por sua vez, invista da maneira que ACHAR MELHOR. O PONTO MAIS IMPORTANTE... é que a empresa colhe SOZINHA os frutos destes investimentos. Então, por exemplo, se você "investe" na poupança o banco está pegando emprestado seu dinheiro para investir em outras coisas.

Desse jeito ele vai colher os frutos deste investimento sozinho e com o LUCRO deste investimento ( o lucro do seu dinheiro), é que ele vai pagar a taxa de retorno da poupança pra você.

Percebe? ele tira você da participação dos grandes lucros que o investimento vai retornar e te promete (grava essa palavra), ELE TE PROMETE UM RETORNO MENOR!

Acontece que quando ele promete pra você um retorno, ele está tirando todo o risco do investimento dar errado e é justamente por causa disso que ele te paga menos. VOCÊ ACABA NÃO PARTICIPANDO DO RISCO!

E esse é o gancho que eu precisava para falar da terceira e última parte: a Renda Variável.

3- RENDA VARIÁVEL

A Renda Variável tem tudo a ver com o risco, porque aqui você está participando do risco junto com a empresa ou instituição. Se liga só, você não comprou algo que promete um retorno, você investiu no negócio EM SI!

Nessa categoria você esta comprando um pedaço dos negócios ou um instrumento derivativo do pedaço deste negócio.

Existe uma relação direta com a performance destes negócios no mundo real COM O RETORNO DO INVESTIMENTO.

Você participa tanto dos grandes lucros que eles geram, quanto dos eventuais prejuízos ou mal negócios que essas empresas fazem. A CHAVE AQUI É O RISCO!

Aqui dentro dessa categoria temos ações, derivativos, commodities, ENTRE OUTROS!

Espero que depois deste vídeo voce possa compreender mais a lógica por trás da Renda Fixa e a lógica por trás da renda variável.

Se quiser saber mais acompanhe as mídias sociais da Red Ridge, siga-nos no Youtube, ative o sininho e Bons Investimentos!

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo