DEBÊNTURES. O QUE SÃO? COMO INVESTIR?

RENDA FIXA

DEBÊNTURES. O QUE SÃO? COMO INVESTIR?

A Debênture é um produto de investimento que representa um financiamento.

LEMBRE-SE, existem varias formas de voce se financiar: pedir empréstimo pra alguém ou pro banco, vender parte da sua sociedade ou do negocio ou receber incentivos das autoridades governantes.

Quando uma empresa faz uma debênture (a gente chama emitir uma debênture), a empresa consegue captar investidores para bancar sua operação, expandir seus negócios ou mesmo pagar dívidas com terceiros.

O investidor que compra uma debênture, na verdade está emprestando dinheiro para essa empresa e espera receber esse dinheiro de volta com juros.

Se voce nao entende muito bem a noção de renda fixa e renda variável, vai no nosso vídeo sobre o assunto - o link esta aqui.

Como qualquer título de renda fixa, as debêntures são um empréstimo.

Quando voce contratar uma debênture, voce vai emprestar seu dinheiro para ela e ela vai prometer, em contrato, pagar essa dívida no futuro com juros.

É a mesma coisa que os governos fazem quando emitem os títulos públicos.

Por isso chamamos as debêntures de títulos de crédito privado.

Em geral, o vencimento de uma debênture é de, no mínimo 2 anos, mas ele pode ser de até mais de 10 anos.

Os prazos e as condições de remuneração das debêntures são estabelecidos pela própria empresa, que faz essas definições de acordo com as suas necessidades.

As debêntures possuem um risco maior que os títulos públicos e em geral maior também que outros produtos de renda fixa de bancos como CDB, LCI, Poupança, e etc.

Isso porque as regras de emissão de títulos para empresas não são tão rigorosas quando as regras impostas para uma instituição financeira como um Banco por exemplo, além disso, elas nao possuem garantia do Fundo Garantidor.

Por esse motivo, na grande maioria das vezes elas representam oportunidades maiores de retornos. Tudo depende da empresa que esta pedindo empréstimo:

É uma coisa você emprestar para a Magazine Luiza, é outra coisa emprestar para o mercadinho do primo do tio do seu amigo.

E antes que alguém venha incomodar, nao tem nada a ver com mau caratismo, tem a ver com estrutura financeira.

O principal risco das debêntures é o chamado “risco de crédito”.

isso é a chance da empresa emissora não honrar os compromissos que tem com os investidores – ou seja,  dar um calote.

Vale reforçar que empresas com um endividamento baixo, sem dificuldades para aumentar as receitas ou inseridas em setores que estão em ascensão normalmente têm um risco de crédito muito baixo.

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo