Economia

Qual a importância da Bolsa de Valores para a economia?

Bolsa de valores trás mais benefícios do que você pensa

Se uma instituição sofre com críticas excessivas na contemporaneidade, esta é a Bolsa de Valores. Quem sabe pela imagem passada através das artes, ou também pelo próximo desconhecimento de como funciona o mercado, tratado como uma entidade fantasmagórica que quer oprimir os indivíduos em nome do lucro. Só que essa cultura anti-mercado financeiro, no fim, é prejudicial ao próprio enriquecimento dos indivíduos, já que um mercado organizado é essencial para o progresso econômico.

Entendendo a Bolsa de Valores no Brasil


No Brasil, a única Bolsa de Valores atualmente operando é a B3, surgida da fusão da BM&FBovespa com a Cetip, e que é sediada na cidade de São Paulo. Na B3 mais de 400 companhias tem suas ações cotadas, dando diferentes opções para os investidores brasileiros, que hoje, após um aumento na quantidade de investidores nos últimos anos, já ultrapassa os 3 milhões. A B3 tem diversos índices de referência para a movimentação do mercado, entretanto, destacam-se entre eles o Ibovespa, principal índice do mercado nacional, e o Ibrx-100.


O mercado de valores nacional é regulado e controlado pela CVM, órgão governamental  criado em 1976 e responsável por disciplinar o mercado financeiro. Nesse sentido, a CVM produz diversas Instruções Normativas, com o objetivo de tornar claro e eficiente o mercado nacional. Além disso, a CVM fiscaliza a atuação dos agentes do mercado, visando coibir eventuais crimes cometidos no mesmo.


Como a Bolsa contribui para o progresso?


Agora que desmistificamos a Bolsa de Valores no Brasil, podemos apresentar porque uma Bolsa de Valores desenvolvida é essencial para o desenvolvimento de uma economia:

Acesso à financiamento de projetos

O mercado financeiro é um instrumento organizado que tem grande importância para empresas que buscam aumentar a sua estrutura produtiva, fazer aquisições/fusões, financiar novos projetos ou até mesmo reduzir o seu endividamento. A Bolsa, nesse sentido, como um mercado organizado e difuso, é um instrumento interessantíssimo para captação de recursos que financie os projetos em questão.


Através da emissão de ações e da pulverização de capitais, as empresas conseguem obter recursos com os objetivos descritos acima. Isso possibilita o crescimento econômico, já que ao se financiar projetos que geram ganhos econômicos para a economia nacional, se geram também incrementos no volume de investimento, o que é necessário para a expansão da estrutura produtiva,


Disciplina de mercado

Em uma economia intervencionista, a definição de projetos tende a vir da simbiose entre o empresariado, em um esquema de crony capitalism, no qual os benefícios são concentrados e os custos difusos em toda a sociedade. Nesse sentido, projetos sem viabilidade, que em uma economia de mercado não seriam rentáveis, se tornam atrativos artificialmente como consequência de benefícios do governo, como juros baixos, longos períodos de amortização e carência.


Já no mercado, pelo contrário, as empresas com melhor posicionamento e possibilidade de crescimento e rentabilização do capital são as que se beneficiam, visto que os investidores procuram os maiores retornos possíveis para os seus investimentos. Assim, projetos que não são sustentáveis acabam ficando distanciados dos investidores, seja pela pouca transparência dos projetos, pela baixa confiança dos investidores, ou pelo baixo retorno sustentável dos mesmos.

Maior produtividade econômica


Se o mercado disciplina e seleciona os melhores projetos para conseguir maiores volumes de financiamento, uma economia com uma Bolsa de Valores desenvolvida gera, de fato, maior produtividade econômica, justamente porque os projetos selecionados gerarão maior desempenho econômico.


Com a geração de maiores lucros e uma maior especialização da economia, a melhor utilização de recursos escassos gera, dentro de uma economia nacional, maior geração de riquezas: como a economia é um jogo de ganha-ganha, ou seja, de benefícios mútuos, empresas melhores, que geram benefícios maiores, são importantes para o crescimento e desenvolvimento econômico.

Originalmente escrito por Arthur Ceolin, gestor de clubes de investimentos.

Autor
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo