Investimentos

5 CLASSES DE ATIVOS PARA INVESTIR COMO UM PRO

Entenda a importância do dinheiro na sua carteira.

1 - DINHEIRO E EQUIVALENTES

  

No mercado financeiro, a palavra dinheiro não serve para designar apenas o papel moeda. Quando falamos em dinheiro estamos falando de um instrumento monetário, ou seja, algo que serve como moeda e que também seja altamente líquido - o que significa que a sua disponibilidade é alta.

Instrumentos altamente líquidos, como instrumentos do mercado monetário e certificados de depósito são uma parte importante de uma carteira de investimentos porque sua liquidez torna fácil para um investidor aproveitar oportunidades prontamente. A poupança é um desses exemplos, embora existam alternativas a ela, que possuem a mesma proteção e quase o dobro de rendimento.

O post de hoje é parte de uma série de 5 posts sobre classes de ativos que você deve entender para manter uma carteira de investimentos saudável.

São eles:

1 – Dinheiro

2 – Ações

3 – Títulos

4 – Imóveis

5 – Commodities

 

A começar pelo dinheiro, que não é apenas o papel propriamente dito, mas também outras formas monetárias com alta liquidez, ou seja, ativos que estão sempre disponíveis para saque de maneira simples e rápida.

Os equivalentes de caixa podem ser um refúgio seguro e emergencial importante. Curiosamente, em 2016, a US Trust descobriu que 60% das famílias americanas mais ricas possuíam pelo menos 10% de suas carteiras em dinheiro ou equivalentes monetários.

Uma carteira diversificada com vários tipos de ativos te proporciona noites de sono melhores. A liquidez é muito importante porque pode lhe dar a chance de aproveitar oportunidades no mercado, como uma queda inexplicada da bolsa ou algum outro ativo bom emitido na renda fixa, além de configurarem porto seguro para emergências inesperadas.

Tenha em mente que essa não é uma dica para que você tenha sacos de dinheiro em casa ou no colchão. Não!

Tenha valores monetários equivalentes ao dinheiro no mercado financeiro: Poupança, CDB, LCI ou LCA são ativos que têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito até 250 mil reais e muitos deles possuem liquidez diária, podendo ser sacados em qualquer dia após a aplicação. Basta requisitar pelo sistema do banco ou corretora ou conversar com seu gerente ou assessor.

Diversifique sempre sua carteira e mantenha o crescimento do seu patrimônio saudável.

Autor
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo