Investimentos

5 CLASSES DE ATIVOS PARA INVESTIR COMO UM PRO – TÍTULOS

Veja o que são títulos. Aprenda as diferenças entre eles e saiba as opções de investimento que existem além da poupança na Renda Fixa.

3 –TÍTULOS

  

Os títulos não são os campeonatos vencidos por um time, pelo menos não é desse tipo de título que estamos falando. Até porque não arriscaria falar sobre isso levando em conta que alguns amigos e até clientes, que torcem pra determinados times, ficariam desconfortáveis com essa palavra.... 😊

Vou explicar sobre títulos de crédito, que representam a grande maioria dos investimentos em renda fixa.

De maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos em conformidade com a lei. São contratos. A definição mais corrente para título de crédito, é: "Documento necessário para o exercício do direito nele mencionado".  

O título tem dois elementos fundamentais: Confiança e tempo. A confiança é necessária, pois o crédito se assegura numa promessa de pagamento, e o tempo também, pois o sentido do crédito é, justamente, o pagamento futuro combinado acrescido de juros.

Você pode investir em vários tipos de títulos. A maioria deles são empréstimos que você CONCEDE. Pode ser para seu próprio banco, para uma empresa ou para o próprio governo. Hoje com a nova lei do microempreendedor de crédito, você pode empresar para outras pessoas e cobrar juros por isso sem ser um agiota também, desde que cumpra as regras dessa lei.

A famosa caderneta de poupança é um título de crédito. Quando você aplica em poupança, você está emprestando dinheiro para o banco, sabia?

Esse empréstimo lhe paga um juro, que é um dos mais baixos de todo mercado financeiro. O banco não premia muito bem o investidor de poupança.

Outros títulos são CDB, LCI, LCA, debêntures, Títulos Públicos e assim por diante. Todos têm sua promessa de pagamento atreladas a um prazo (tempo) e um certo risco (confiança). Existem títulos que chegam a pagar o dobro da poupança. (CONFIRA NOSSO VIDEO SOBRE RETORNO, LIQUIDEZ E RISCO EM NOSSO CANAL A INV+)

“Pô, que legal Marcus, mas a poupança é mais segura né. Por isso que ela paga pouco”.
“Depende, meu caro investidor”.  

Via de regra a segurança é sempre a confiança que você tem no banco, ou instituição, se esta quebrar já era. Pensando nisso o mercado financeiro se protegeu desse risco, criando o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse fundo garante o valor de vários tipos investimentos até o montante de 250 mil reais por cada CPF em cada instituição bancária até o máximo de 1 milhão de reais. Esse fundo protege o investidor da quebra dos Bancos.

O mais legal é que essa lista de investimentos não contempla só a poupança, mas ela contém também:

-Poupança

-CDB

-LCI

-LCA

-LC

Todos eles são ótimas alternativas. Alguns chegam a pagar o dobro da poupança, dependendo do Banco e do Prazo. Todos eles têm proteção de até 250 mil reais por CPF em cada Banco que forem emitidos.

 

Legal né? O mercado financeiro é bem mais organizado e tranquilo do que você pensa.

Procure um assessor e informe-se! Cuide melhor daquilo que você suou tanto para ganhar.

Se você quer estudar mais acesse nossa plataforma de educação em finanças O TOPO FINANCE!

Grande Abraço!

Autor
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo