Investimentos

IPO BOA SAFRA

Vale a pena? Quem é a empresa?

IPO BOA SAFRA

 

A empresa Boa Safra é mais uma das postulantes à abertura de capital na bolsa brasileira a B3. Segundo fontes ligadas à empresa a oferta pode chegar perto do meio bilhão de reais com preço indicativo entre 9,90 e12,60 reais.

Segundo a empresa de notícias Suno, a demanda por ações já está em cerca de 1,5 a 2 vezes o book.  

Com oferta 100% primária (oferta que vai integralmente para o crescimento da empresa e não para os sócios) a empresa espera alavancar suas operações com novas fusões e aquisições (uma vez que no Brasil o tipo de negócio da empresa é bem pulverizado) e no reforço do capital de giro.

 

QUEM É A BOA SAFRA?

 

A Boa Safra é uma empresa de biotecnologia licenciada por multinacionais como:

·        Bayer

·        Basf

·        Syngenta

·        Cortera

·        Brasmax

·        Ndera

Ela atua na compra de tecnologia de produção de sementes dessas multinacionais e produz as sementes em fazendas terceirizadas, depois revendendo aos lojistas (ela replica a tecnologia e produz suas sementes).

Por esse motivo a Boa Safra possui uma operação leve em ativos (asset light), o que significa que não há necessidade de grandes investimentos para que os retornos apareçam. Seu ROE é bem alto.

                                        FIGURA 1 - ROE

                                                         Return on Equity (ou ROE, Retorno sobre Patrimônio Líquido). Fonte: Boa Safra

Outro ponto positivo da empresa é a logística. Um dos maiores problemas do Agro é a logística. Carregar produtos de pouco valor agregado por distâncias representa um custo enorme. Por estar bem-posicionada geograficamente, a Boa Safra consegue atender uma das maiores demandas das multinacionais de biotecnologia, parceiros locais para encurtar as distancias entre produção e venda.

Ao mesmo tempo, muitos herdeiros não possuem interesse em produzir em suas terras – a oferta de terra para ser terceirizada é enorme.

Boa Safra se inseriu nesse meio. Em seu balanço, Boa Safra só possui 5 unidades de beneficiamento de sementes (UBS, com ar-condicionado)próximas aos produtores de sementes.

Esses fatores vêm sendo consolidados em fortes números da empresa que registrou de 46% da receita liquida, 131% do Ebitda e 163% do Lucro Líquido, no ultimo ano (2019 para 2020).

                                        FIGURA 2 – RECEITA LÍQUIDA

                                                         Fonte: Boa Safra

                                        FIGURA 3 - EBITDA

                                                         Return on Equity (ou ROE, Retorno sobre Patrimônio Líquido).Fonte: Boa Safra

                                        FIGURA 4 – LUCRO LÍQUIDO

                                                         Fonte: Boa Safra

Aliado a isso a gestão familiar que tem mostrado resultados irá se manter após o IPO, uma vez que não haverá oferta secundário e os sócios apenas serão diluídos pelo IPO.

Se você quer saber mais sobre a empresa e como investir nela, procure os escritórios da Red – abra sua conta e comece a investir com uma assessoria de qualidade.

Boa Safra, Red Ridge Research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo