Mercado

Block trade: O que é uma operação de block trade e como ela funciona no mercado

DROPS DE MERCADO: CURIOSIDADES

O que é um Block Trade?

Também conhecida como “ordem em bloco”, o block trade é uma operação aberta onde são negociadas um grande número de ações, de uma mesma empresa e ao mesmo tempo. Esse evento envolve apenas a venda de ações já existentes.

O que decide se uma operação se enquadra como block trade ou não, é a quantidade de ações vendidas. No mercado brasileiro, é considerado block trade quando acontecem as seguintes situações:

- A oferta de ações corresponde a mais de 0,9% do free-float (ações abertas em circulação) do mercado;

- A transação corresponde a mais de 3,5% da movimentação média diária do papel nos últimos 20 dias.

Como ocorre um block trade?

Pela magnitude da operação, os block trades normalmente acontecem sob a forma de leilão. Além disso, para realizar um block trade, normalmente os vendedores do ativo precisam avisar sua intenção ao mercado com antecedência.

Quem realiza um block trade?

Devido ao seu tamanho, é muito raro ver investidores individuais e demais acionistas comuns fazerem uma oferta de block trade.

Na prática, esse tipo de operação geralmente ocorre quando grandes acionistas ou investidores institucionais, como fundos de investimentos, decidem se desfazer de sua posição em uma determinada empresa.

Salve e compartilhe !

@blocosedu

Red Ridge research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo