Mercado

Marcopolo (B3: POMO4/POMO3) apresenta nova linha G8 de ônibus rodoviários

Mais seguro, moderno e econômico, novo modelo começa a ser entregue em agosto e não vai substituir a atual gama New G7

  • Por:
    Anderson Mozzi
  • Publicado:
    27/7/21 10:22
  • Atualizado em:
    27/7/2021 10:22

A Marcopolo (B3: POMO4/POMO3) apresentou sua nova linha de ônibus, denominada Geração 8, na noite de terça-feira, 20, em evento virtual realizado em sua sede, em Caxias do Sul. Disponível nos modelos Viaggio e Paradiso (em suas diferentes versões), a nova carroceria foi desenvolvida para os chassis das principais montadoras, e as primeiras encomendas começam a ser entregues em agosto. Durante o evento, aliás, foi confirmado que a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, foi a primeira empresa a adquirir o novo modelo.

"A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito; um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem", declarou James Bellini, CEO da Marcopolo.

Além do visual renovado – que apresenta melhor aerodinâmica e, consequentemente, menor consumo de combustível –, o Marcopolo G8 se destaca por utilizar componentes feitos de polímeros especiais em partes como para-choques, grade frontal e tampa traseira, por exemplo. A medida permitiu reduzir o uso de fibra de vidro em 80%, o que proporciona maior leveza à carroceria, sem prejudicar a resistência e a absorção de impactos. Com isso, as peças podem ser reparadas ou recicladas com mais facilidade.

De acordo com a fabricante, o Geração 8 também se destaca pelo nível de segurança inédito no País, uma vez que todos os modelos atendem a norma internacional R66.02 para tombamento – incluindo o modelo Paradiso 1800 DD, o que não é exigido no Brasil. A estrutura da carroceria traz um novo conceito em todas as colunas da estrutura, que conferem mais resistência a impactos e ao capotamento. Além disso, as colunas laterais possuem largura 25% maior, assim como o peitoril lateral, que foram elevados em 70 mm para oferecer mais proteção em caso de acidentes e tombamento.

Para o motorista, os veículos da Geração 8 trazem cabine reforçada, que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. Segundo a Marcopolo, foram feitos testes práticos de impacto frontal a 40 km/h, no qual o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Eliminação de pontos cegos, rebaixamento da altura do painel em 70 mm para facilitar a visualização à frente, reposicionamento das colunas dianteiras para melhorar a visão dos retrovisores e porta de acesso com a parte inferior de vidro (para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque) são outras melhorias implantadas no veículo.

Red Ridge Research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo