Mercado

O que você vai precisar digerir hoje!

Bolsas, commoditie, política e cripto


Bolsas

O índice S&P 500 caiu 5,3% em janeiro, seu maior declínio mensal desde o início da pandemia de coronavírus em março de 2020 e o janeiro mais fraco desde as profundezas da crise financeira global em 2009.

O benchmark blue-chip estava a caminho de um desempenho ainda pior - na semana passada, estava se aproximando do pior janeiro já registrado - até uma recuperação de 4% nos dois últimos dias de negociação do mês, na sexta e na segunda-feira.
O mercado de ações dos EUA sofreu seu pior início de ano desde a crise financeira global, com a ameaça de aumento das taxas de juros, desaceleração do crescimento dos lucros corporativos e tensões geopolíticas fazendo com que as ações despencassem.

Apesar disso, os investidores esperam um mês de fevereiro mais ameno e sólido.

Na contramão deste cenário estamos nós. Por aqui enquanto a bolsa derretia nos meses finais de 2021 e, lá fora, registravam-se máximas, agora o cenário se inverteu. Temos visto um mês de janeiro forte e uma solidificação do cenário doméstico na bolsa. Apesar disso, temos muito ano pela frente, eleições e devemos esperar os dados da economia real confirmarem qualquer tendência.

Feriado Chinês

Bem vindos ao ano 4720! Não, não estamos no futuro, é que esta semana será marcada pelo feriado do ano novo chinês que durará até o dia 06 de fevereiro. Não haverão negociações nos portos chineses que são responsáveis pela cotação de inúmeras commodities, incluindo o minério de ferro 62%.

Política


Congresso: (i) O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que o Congresso precisa ter cuidado para causar “o mínimo de turbulência possível” em 2022. (ii) Após reunião no Ministério da Economia, Lira reconheceu o “nervosismo” do mercado e de agentes econômicos em ano eleitoral. Ele avaliou, porém, que é necessário um recuo do dólar ao patamar entre R$ 4,50 e R$ 4,80. (iii) Segundo Lira, a proposta elaborada pelo governo para tentar frear a alta dos combustíveis deve afetar apenas a tributação do óleo diesel. (iv) Segundo Metrópoles, Senadores do PSD disseram que Alexandre Silveira (PSD-MG) vai recusar o convite para assumir a liderança do governo no Senado. (v) Segundo esses parlamentares, a informação foi repassada a integrantes da bancada do PSD na Casa pelo presidente nacional do partido, o ex-ministro Gilberto Kassab, nos últimos dias.


Cripto

Janeiro marcou o pior começo de ano para as criptomoedas, mas a leve alta do Bitcoin (BTC) ontem abre possibilidade de recuperação da criptomoeda em fevereiro, mês historicamente marcado por ganhos.

A expectativa do mercado é que o preço do ativo digital comece a demonstrar que o aperto monetário do Federal Reserve (Fed), com alta de juros e redução de balanço patrimonial, já está precificado.

Nessa esteira a fintech Méliuz (CASH3) lançou na noite de ontem um novo aplicativo que oferece funcionalidade de compras junto com uma vertical de serviços financeiros que inclui conta digital gratuita, cartão de crédito e investimento em Bitcoin.

Segundo a empresa, o app permite comprar e vender Bitcoin e usar saldo na conta para efetuar compras em um cartão pré-pago Mastercard com cashback que pode ser sacado via Pix, diretamente em caixas eletrônicos ou transformado em BTC.

Bons negócios a todos!

Modalmais, Red Ridge Research, Infomoney
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo