Mercado

Petrobras se prepara para venda de Braskem

Estatal, dona de 36% do capital da petroquímica, busca banco para ser seu assessor financeiro numa operação de transferência de controle

A Petrobras está em conversas com bancos para assessorá-la em uma eventual venda de sua participação na Braskem, apurou o Valor com fontes a par do assunto. Não há, contudo, neste momento, uma intenção da estatal de se desfazer de sua participação na petroquímica, segundo pessoas a par do assunto.

Mesmo que não decida negociar sua fatia, a estatal tem direito ao “tag along” — instrumento que permite que o acionista minoritário possa vender sua participação nas mesmas condições oferecidas ao controlador — no caso a Novonor (ex-Odebrecht) —, de acordo com pessoas a par do assunto. Por isso, a estatal deverá contar com um “adviser” (assessor) para acompanhar esse processo.

Na composição acionária da petroquímica brasileira, a Petrobras tem 36,15% e a Novonor, 38,4%, do capital total. Ontem, o valor de mercado da Braskem fechou em R$ 47,2 bilhões. No mês, as ações da companhia já acumulam alta de 20,2%, de acordo com o Valor Data. No ano, as ações da petroquímica subiram 155%.

Valor e Red Ridge Research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo