O que você vai ver hoje:
- Economia
- Política
- Ucrânia
- Petróleo
Brasil
Economia
Energia elétrica: (i) A Aneel pediu formalmente para o ONS reduzir a geração de energia por termelétricas diante da constatação de que grandes hidrelétricas estão jogando água fora sem produzir energia.
Política
Combustíveis: (i) O governo ainda discute internamente se incluirá o ICMS na PEC dos combustíveis. Segundo uma fonte do alto escalão do governo, a tendência, na noite de ontem, era incluir o imposto estadual no texto, embora uma decisão ainda não tenha sido tomada. (ii) Segundo Ana Flor, a PEC vai prever a criação de um "fundo de estabilização" dos preços do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP), além de repasses para evitar a elevação da conta de luz. Ele deve ser alimentado pela arrecadação de royalties do petróleo.
Orçamento: (i) Noticiário repercute cortes no orçamento e seu possível impacto sobre funcionamento da máquina pública. Destaque para matéria da Folha indicando que corte no INSS poderia ameaçar atendimento em agências do instituto.
Reforma Tributária: (i) O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve se empenhar para garantir a aprovação da PEC 110 na volta do recesso. (ii) O relator da PEC, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), renovou a mobilização com secretários de fazenda dos Estados nos últimos dias e está otimista com o avanço do texto. (iii) O parlamentar trabalha com a expectativa de votar o projeto na CCJ na semana após o recesso e enviar a proposta para a Câmara dos Deputados ainda na primeira quinzena de fevereiro.
Privatizações: (i) O debate para a privatização da companhia docas do Porto de Santos, deverá começar oficialmente nesta semana, com a publicação da modelagem e a abertura da consulta pública pela Antaq. Ao todo, estão previstos R$ 16 bilhões de investimentos no contrato. (ii) O presidente Jair Bolsonaro (PL) qualificou ontem o Porto de Paranaguá (PR), Porto Organizado de São Francisco do Sul (SC) e o Porto Organizado de Rio Grande (RS) no PPI.
Política: (i) O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu em reunião com a CGU que seja incluído no portal da transparência um mecanismo para identificar todas as indicações para cargos públicos, destacando os nomes dos responsáveis pela nomeação e pela indicação.
Internacional
EUA: (i) Chefe do conselho econômico nacional da Casa Branca afirma que uma recalibragem da postura de política monetária do FED é apropriada. (ii) Em relação à Ucrânia, Joe Biden disse que houve unanimidade durante os 80 minutos de conferência com líderes europeus, incluindo Olaf Scholz e Emanuel Macron.
Ásia: As bolsas asiáticas fecharam a terça-feira em quedas, seguindo a volatilidade na véspera nos Estados Unidos. Dados divulgados na terça-feira pelo Banco da Coreia indicam que a economia da Coreia do Sul avançou 1,1% no quarto trimestre de 2021 frente ao imediatamente anterior.
Petróleo: Os preços do barril de petróleo continuam a avançar, também influenciados pela perspectiva de invasão da Ucrânia pela Rússia, mesmo com conversas entre autoridades de alto escalão. Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos falou com líderes europeus, à medida que o país considera enviar quadros e equipamentos militares à região.
Também na segunda-feira, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que alguns países membros estão mantendo suas forças em alerta e enviando forças para a Europa oriental. Reino Unido e Estados Unidos determinaram que diplomatas e seus familiares deixem a Ucrânia.
Além disso, na segunda-feira rebeldes houthi do Iêmen tentaram um novo ataque com mísseis a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, mas falharam. A tensão na região também vem contribuindo para altas dos preços do petróleo desde um ataque fatal pelo mesmo grupo na semana passada.
Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural
Invista!