Mercado

Red Ridge Economics

Resumo do que você precisa saber para hoje!

O que você vai ver hoje:
- Economia
- Política
- Ucrânia
- Petróleo

Brasil
Economia


Energia elétrica: (i) A Aneel pediu formalmente para o ONS reduzir a geração de energia por termelétricas diante da constatação de que grandes hidrelétricas estão jogando água fora sem produzir energia.

Política

Combustíveis: (i) O governo ainda discute internamente se incluirá o ICMS na PEC dos combustíveis. Segundo uma fonte do alto escalão do governo, a tendência, na noite de ontem, era incluir o imposto estadual no texto, embora uma decisão ainda não tenha sido tomada. (ii) Segundo Ana Flor, a PEC vai prever a criação de um "fundo de estabilização" dos preços do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP), além de repasses para evitar a elevação da conta de luz. Ele deve ser alimentado pela arrecadação de royalties do petróleo.
Orçamento: (i) Noticiário repercute cortes no orçamento e seu possível impacto sobre funcionamento da máquina pública. Destaque para matéria da Folha indicando que corte no INSS poderia ameaçar atendimento em agências do instituto.  
Reforma Tributária: (i) O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve se empenhar para garantir a aprovação da PEC 110 na volta do recesso. (ii) O relator da PEC, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), renovou a mobilização com secretários de fazenda dos Estados nos últimos dias e está otimista com o avanço do texto. (iii) O parlamentar trabalha com a expectativa de votar o projeto na CCJ na semana após o recesso e enviar a proposta para a Câmara dos Deputados ainda na primeira quinzena de fevereiro.


Privatizações: (i) O debate para a privatização da companhia docas do Porto de Santos, deverá começar oficialmente nesta semana, com a publicação da modelagem e a abertura da consulta pública pela Antaq. Ao todo, estão previstos R$ 16 bilhões de investimentos no contrato. (ii) O presidente Jair Bolsonaro (PL) qualificou ontem o Porto de Paranaguá (PR), Porto Organizado de São Francisco do Sul (SC) e o Porto Organizado de Rio Grande (RS) no PPI.
Política: (i) O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu em reunião com a CGU que seja incluído no portal da transparência um mecanismo para identificar todas as indicações para cargos públicos, destacando os nomes dos responsáveis pela nomeação e pela indicação.

Internacional


EUA: (i) Chefe do conselho econômico nacional da Casa Branca afirma que uma recalibragem da postura de política monetária do FED é apropriada. (ii) Em relação à Ucrânia, Joe Biden disse que houve unanimidade durante os 80 minutos de conferência com líderes europeus, incluindo Olaf Scholz e Emanuel Macron.

Ásia: As bolsas asiáticas fecharam a terça-feira em quedas, seguindo a volatilidade na véspera nos Estados Unidos. Dados divulgados na terça-feira pelo Banco da Coreia indicam que a economia da Coreia do Sul avançou 1,1% no quarto trimestre de 2021 frente ao imediatamente anterior.

Petróleo: Os preços do barril de petróleo continuam a avançar, também influenciados pela perspectiva de invasão da Ucrânia pela Rússia, mesmo com conversas entre autoridades de alto escalão. Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos falou com líderes europeus, à medida que o país considera enviar quadros e equipamentos militares à região.

Também na segunda-feira, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que alguns países membros estão mantendo suas forças em alerta e enviando forças para a Europa oriental. Reino Unido e Estados Unidos determinaram que diplomatas e seus familiares deixem a Ucrânia.

Além disso, na segunda-feira rebeldes houthi do Iêmen tentaram um novo ataque com mísseis a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, mas falharam. A tensão na região também vem contribuindo para altas dos preços do petróleo desde um ataque fatal pelo mesmo grupo na semana passada.

Modalmais, Red Ridge Research, Valor, Globo
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo