Mercado

Rendimento de fundo imobiliário continuará isento de imposto

Os rendimentos de fundos de imobiliários (FIIs) continuarão isentos de imposto de renda ao contrário do previa a proposta de reforma tributária enviada pela equipe econômica à Câmara dos Deputados

  • Por:
    Anderson Mozzi
  • Publicado:
    13/7/21 10:38
  • Atualizado em:
    13/7/2021 10:38

A retirada da medida que tributaria rendimentos de fundos imobiliários conta com o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. De acordo com a reportagem, a expectativa é de que a mudança seja anunciada nesta semana, no novo relatório elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

O texto do Executivo modificaria os rendimentos de FIIs com cotas negociadas em Bolsa distribuídos a pessoa física. A partir de 2022, os ganhos de capital, além da amortização e da alienação de cotas, passariam a estar sujeitos a uma alíquota de 15%.

Com a mudança no projeto, a Receita Federal deixará de arrecadar R$ 850 milhões de impostos por ano. O benefício é intangível, mas certamente o impacto será a manutenção da indústria de construção civil aquecida, um setor que usa mão-de-obra de maneira intensiva e ajuda na retomada do crescimento econômico.

A decisão de Paulo Guedes e Arthur Lira liberaria cerca de 1,5 milhão de investidores que migraram da Caderneta de Poupança para investimentos em fundos imobiliários. Hoje, o ticket médio da classe de aplicação é de R$ 50.000.

O relatório da reforma tributária será apresentado a líderes partidários nesta terça-feira (13). A expectativa é de Paulo Guedes e Arthur Lira devem falar sobre as regras para fundos imobiliários e outras mudanças. O texto será votado em agosto, depois do recesso parlamentar.

Poder 360 e Red Ridge Research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo