Trading

Balanço Petrobras (PETR3/PETR4)

Petrobras lucra R$1,17 bi no 1º tri

  • Por:
    Anderson Mozzi
  • Publicado:
    14/5/2021 9:32
  • Atualizado em:
    14/5/2021 9:32

A Petrobras teve lucro líquido de 1,17 bilhão de reais entre janeiro e março, com impulso da valorização do petróleo Brent e alta das vendas de diesel, ante uma perda recorde de 48,5 bilhões de reais no mesmo período do ano passado, quando a companhia fez baixas contábeis bilionárias, antevendo impactos com a pandemia.

O resultado, no entanto, caiu ante o lucro líquido recorde registrado no quarto trimestre, de 59,9 bilhões de reais, quando muitas das baixas contábeis pelos preços do petróleo foram revertidas, uma vez que o mercado se recuperou.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, disse ao comentar o primeiro balanço no comando da companhia que os resultados apresentados aos investidores e à sociedade em geral "foram sustentáveis, apesar do contexto desafiador".

"A Petrobras continuará a trajetória de geração de valor, com uma gestão pautada na transparência, no diálogo e na racionalidade e com investimentos concentrados nos ativos em que somos reconhecidos como líderes mundiais", completou Luna, que assumiu o posto em abril, indicando continuidade ante a gestão anterior.

O preço médio do petróleo Brent, referência internacional, foi de 60,9 dólares por barril no primeiro trimestre, ante 50,26 dólares por barril no mesmo período do ano passado e 44,23 dólares por barril no quarto trimestre.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado somou 48,9 bilhões de reais nos primeiros três meses de 2021, alta de 30,5% na comparação anual, superando estimativa da Refinitiv, que previa 45,3 bilhões de reais. Na comparação com o quarto trimestre, houve avanço de 4%.

Este resultado reflete as maiores margens do óleo fruto da valorização dos preços do Brent, compensadas pelos menores volumes de vendas. Além disso, excluindo o efeito da ausência do ganho com a revisão atuarial do plano de saúde, ocorrido no quarto trimestre, houve redução das despesas operacionais que afetam a métrica.

A receita de vendas, por sua vez, foi de 86,17 bilhões de reais, alta de 14,2% ante o mesmo período do ano passado e avanço de 14,9% em ralação ao quarto trimestre devido, principalmente, à valorização de 38% nos preços do Brent.

Contribuíram também para o resultado a maior receita com diesel, que atingiu 25,2 bilhões de reais (27% superior ao quarto trimestre), em função do aumento da participação da Petrobras no mercado do combustível fóssil e do crescimento das vendas de diesel S-10, apesar da queda do volume de vendas total de diesel.

Reuters e Red Ridge Research
Red News Logo

Abra sua conta

Comece a formar seu patrimônio hoje mesmo com a assessoria da Red Ridge Investimentos e através de uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, a Genial Investimentos - corretora do banco Plural

Invista!
Red Ridge Logo